Dicas Para Otimizar o Espaço de Apartamentos Pequenos

Hoje em dia os apartamentos estão ficando cada vez menores, principalmente em regiões de grandes metrópoles, mas sabemos como é difícil ter conforto, beleza e, acima e tudo, espaço; acredite ou não, mas esse é um problema que muitas pessoas enfrentam nos dias de hoje ao comprarem Apartamentos Pequenos. Sabemos bem como é difícil encaixar uma vida inteira em um espaço de poucos metros quadrados, mas existe uma enorme gama de opções quando o assunto é otimizar o seu espaço para que isso não seja mais um problema na sua vida. Desde pequenos detalhes que fazem a diferença até grandes alterações, as formas de aproveitar um espaço ao máximo são muitas e muito interessantes.

Pouco espaço? Poucas ideias de como contornar isso? Não precisa esquentar a cabeça, aqui está uma lista de 10 Dicas que vão Otimizar Apartamentos Pequenos (Leia até o final porque a última dica é a melhor de todas!)

1. Espelhos

Apostar nos espelhos é uma ótima dica, e uma forma de criar uma bela ilusão de ótica que vai fazer qualquer ambiente parecer mais espaçoso do que realmente é. Às vezes o que importa é mandar para longe aquela sensação de claustrofobia, né? Se bem posicionados, os espelhos são amigos indispensáveis na hora de tornar uma casa maior e mais iluminada, principalmente quando somada a outras dicas importantes.

2. Iluminação

Acredite se quiser, mas a iluminação de um ambiente é fundamental quando falamos de tornar um espaço menor ou maior. A primeira dica quanto à iluminação é: deixe a luz natural brilhar! Mantenha suas janelas e cortinas abertas, dê preferência por não deixar qualquer móvel obstruir a entrada de luz natural e então deixe a natureza fazer seu trabalho. A segunda dica é: luzes artificiais brancas deixam o ambiente maior, e vale a pena investir nisso, assim como fazer alguns jogos de luzes misturando luzes brancas e mais amareladas.

3. Integração de Ambientes

Se você tiver a oportunidade, quebrar algumas paredes e integrar alguns ambientes como sala e cozinha é uma das melhores formas de aumentar o espaço do seu apartamento, além de trazer uma sensação de maior amplitude. Podendo ser feito de diversas formas, até mesmo trocar uma parede por uma divisória vazada ou uma estante moderna, a integração de ambientes é uma jogada de mestre! Sem divisões – ou com divisões mais inteligentes –, cria-se uma visão mais geral da casa, facilitando a comunicação e permitindo que os ambientes sejam mais arejados e frescos. Um espaço com menos paredes é sempre um espaço para crescer

4.Canto Alemão

Se você tem uma mesa pequena, o canto alemão pode ser uma boa solução para evitar lotar o espaço com cadeiras que nem ao menos conseguem acomodar todas as pessoas sempre; um banco que aproveita as quinas normalmente pouco utilizadas da sua casa pode ser transformado em um espaço de conforto que é bonito e estiloso, agregando muito não somente à estética do seu ambiente como também à otimização do seu espaço e à sua funcionalidade como um todo.

5. Armário para vassouras embaixo da pia

Se você busca economizar um espaço valioso na sua lavanderia ou área de serviço, criar uma gaveta embaixo da pia para as vassouras e rodos evita a necessidade de criar um armário alto só para isso, além de ser útil para esconder mais algumas bagunças se você quiser. Normalmente feito em um espaço que já não é utilizado no balcão da pia da sua cozinha, o espaço é perfeito para um móvel embutido que cumpre bem sua função sem ocupar um espaço desnecessário.

6. Sofá Retrátil Sem Caixa

Como uma opção menos espaçosa e igualmente confortável, o sofá retrátil sem caixa se encaixa muito melhor em lugares pequenos ou mais apertados; você ainda pode ter toda a comodidade de um sofá onde se pode deitar para ver um filme ou passar um tempo com a família, enquanto economiza um espaço precioso para locomoção.

7. Tons Mais Claros

Cores mais claras ou mais neutras tendem a abrir o ambiente de forma espetacular, criando um efeito semelhante ao dos espelhos e da iluminação, dando uma sensação mais arejada e fresca aos ambientes. Investir bem nas cores que você vai usar no seu ambiente é uma aposta certeira na hora de ter um espaço que pareça menos apertado e mais aberto; branco, bege, cores pastéis e afins são todas ótimas opções, que combinam muito bem com tons de madeira.

8. Portas de Correr Embutidas na Parede

Uma ótima forma de economizar espaço nos corredores da sua casa é a utilização de portas de correr embutidas na parede, que desaparecem de forma fácil e não te deixando apertado contra as paredes toda vez que voc~e vai abrir uma porta. Podendo vir em vários estilos para combinar com sua casa, essas portas são uma incrível solução para apartamentos pequenos.

9. Nichos e Prateleiras

Uma dica importantíssima é utilizar ao máximo suas paredes; desde prateleiras até nichos para livros ou decorações, tudo vale! Aproveitar cada espaço disponível é a chave para se ter tudo que precisa em seu apartamento pequeno, e paredes servem para mais do que pendurar quadros, né?

E finalmente a última e a mais importante dica para se otimizar o espaço de qualquer ambiente!

10. Móveis Planejados

Uma das alternativas mais efetivas é com certeza o uso de móveis planejados; quando algo é feito milimetricamente para um ambiente, nenhum espaço é desperdiçado e quando se tem um apartamento pequeno isso é uma questão fundamental. É uma boa opção também quando pensamos na funcionalidade dos seus móveis; tornar cada canto um espaço útil é necessário quando se tem pouco espaço para colocar todas as coisas importantes da sua vida. Claro que sempre existem limitações em um espaço, mas a utilização de móveis planejados, ainda mais quando sob medida, visa aproveitar o máximo possível, o que pode ser a chave para o melhoramento da sua casa.

Como você pôde ver, existem muitas formas de se otimizar o espaço que você tem, envolvendo reformas ou simplesmente dicas que podem ser feitas de forma mais simples no dia a dia, desde pequenas coisas como adicionar espalhou ou mesmo colocar a iluminação ideal.

 

Para mais blogs e dicas confira nossa página completa e acesse nosso site para mais informações!